Quem Somos

Silvia Romero é a fundadora e responsável pelas Estorias de se Tirar do Chapéu que, a partir do Verão de 2011, viriam a integrar a rede de Cultura da Junta de Freguesia de Carnide, onde se encontram sedeados.


Silvia nasceu em Lisboa, sob o signo chinês de cavalo de fogo,  mas foi em Moçambique que passou grande parte da sua infância,  entre um pai leitor entusiasta e uma  pluralidade de culturas que cedo a despertaram para a importância das narrativas e o gosto pela  palavra.  Possui formação específica em Filosofia da Cultura, Redacção Publicitária e Planeamento estratégico, tendo sido redactora e directora criativa durante mais de uma dezena de anos, ao longo dos quais colaborou com diversas publicações e agências.

Como Contadora de Estórias recebeu formação na Biblioteca Municipal de Oeiras (ao abrigo do Projecto Contos de Ida e Volta, de cuja bolsa fez parte) , no Espaço Evoé, com Marco Luna e ainda com os narradores internacionais Hammu, Wayqui, Rodolfo Castro, Clara Haddad, Carlos Moreira,  Movimento de Educação pela Arte e Fundação Gil. Foi colaboradora regular das editoras Kalandraka e Gatafunho. Fez parte dos Contos da Lua Nova e do projecto "O Quarto da Lua", com Liliana Lima.

Participou já nos festivais " Palavras Andarilhas", realizado em Beja e "Um Porto de Contos", na cidade do Porto. Protagonizou serões na Tertúlia Castelense , Associação Camaleão, Botequim da Graça, Centro Cultural de Carnide, Fundação Inatel e varios espaços lisboetas, com realce para a Geraldine onde se destaca como programadora das edições dos "Contos em Lisboa".

Como produtora, completou o estágio profissional da produtora (tv-cine) Show off e colaborou com Bruno Cochat na produtora de dança Teatro " A Torneira e ainda com o coreógrafo  Fabrizio Pazzaglia no espectáculo “ Lisboa Cidade Invisível.  É produtora das Estórias de se Tirar do Chapéu, tendo já coordenado espectaculos de Wayqui Cesar Villegas, Hammu, Ana Lage e Clara Haddad , bem como diversas acções de formação com narradores convidados.

É ainda programadora, com o apoio do narrador Bruno Batista, do Projecto "Carnide Conta Estórias"( www.carnidecontaestórias.pt.vu ) dentro do qual de destacam diversos formatos ( dirigidos a diferentes públicos  e adequados a diferentes objectivos)  e co-responsável pela ESCOLA de NARRAÇÃO ( Projecto pioneiro em Lisboa).